Para melhorar o desempenho no processo seletivo
- Mauricio Bavose
- 15 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Conheça a empresa contratante
É importante ir à entrevista conhecendo o mercado e os concorrentes da empresa, isso é considerado um diferencial. Procure informações no site institucional da empresa, nos canais de notícias. Hoje em dia há muita informação disponível e basta um pouco de paciência para largar na frente na conquista por uma vaga.
Aparência
O ideal é vestir-se de acordo com o perfil da empresa. Bancos por exemplo, exigem um traje mais formal, enquanto empresas de TI são mais flexíveis nas vestimentas.
Estude sobre os requisitos da vaga
Pesquise sobre o perfil da vaga a qual você está concorrendo: quais tarefas serão desempenhadas, quais são os conhecimentos técnicos necessários, se é um trabalho externo ou atrás de um computador etc.
Não minta
Um ponto negativo revelado com sinceridade é mais importante que uma omissão. Se o entrevistador desconfiar, ele o colocará em teste e você pode cair em contradição, perdendo credibilidade para aquela oportunidade.
Seja pontual
Chegar alguns minutos antes do horário marado mostra que você priorizou a entrevista, se programou e está de fato interessado na vaga. Chegar em cima da hora pode deixar o entrevistado nervoso antes mesma de enfrentar a entrevista.
Faça o marketing pessoal na medida
Fale de você e de seus pontos fortes, porém sem exageros ou histórias que você pode se contradizer se questionado pelo entrevistador.
Tenha atitude positiva
Quem só reclama das experiências prévias, mostra pouco jogo de cintura e atitude colaborativa. As empresas buscam profissionais motivados e que saibam trabalhar em grupo.
Fale sobre seus objetivos pessoais e profissionais
Em muitas entrevistas, você será perguntado sobre sua vida pessoal, desafios e sonhos. Seja sempre claro, pois a empresa poderá se planejar a médio e longo prazo e até lhe ajudar em suas conquistas.
Mostre-se interessado pela vaga/empresa
Muitas vezes o entrevistador encerra o encontro perguntando se ficou alguma dúvida ou se o candidato gostaria de saber mais sobre a empresa ou vaga. Mais do que perguntar sobre o salário, é interessante demonstrar curiosidade sobre como é trabalhar naquela empresa, como são as pessoas que ali trabalham etc.
Fonte: Revista Você Pode
Comments